Contexto


Esse site tem como propósito evidenciar a necessidade de deixarmos um legado para as futuras gerações, uma vez que estamos consumindo recursos do planeta e, na maioria das vezes, prejudicando as condições ambientais do mesmo. Acreditamos que para alguém deixar um bom legado é necessário haver um equilíbrio entre algumas variáveis importantes da nossa vida, como: nossas paixões, vocações, missões e outras. Nesse sentido surge um conceito bastante interessante, que casa bem com a lógica que defendemos, o conceito do ikigai.

Mas o que é o Ikigai?

Originário de um país com uma das populações mais antigas do mundo, a ideia está se tornando popular fora do Japão como uma forma de viver mais e melhor. Embora não haja uma tradução direta, ikigai combina as palavras japonesas ikiru, que significa “viver”, e kai, que significa “a realização do que se espera”. Juntas, essas definições criam o conceito de “uma razão para viver” ou a ideia de ter um propósito na vida.
Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio ikigai no nosso interior e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira.
Ele é moldado pela intersecção de quatro dimensões básicas: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão na vida. Cada qual vinculada a uma pergunta:

O que você ama?

No que você é bom?

Pelo que você pode ser pago?

Em que o mundo precisa de você? (essa é a essência deste site)

Em que o mundo precisa de você?




Importante: Os pesquisadores enfatizam que o ikigai pode mudar com a idade.